VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO PARA O SUCESSO SE TIVER ESTES 5 HÁBITOS

Em todos esses anos que trabalho com pessoas, não lembro de ter cruzado com alguém que não se importasse em ser bem-sucedido. Embora o sucesso seja algo extremamente individual e, portanto, o que é sucesso para um pode não ser para outro, mesmo assim, em alguma medida, todos estão em busca de uma carreira bem construída.

Trilhar o caminho do sucesso não é difícil, mas requer disciplina e boas doses de atitudes vencedoras. Para te ajudar nessa trilha, deixo aqui um check-list de ações que podem te ajudar nesse objetivo:

1. Focar na entrega
É fundamental fazer sempre o seu melhor, desde a tarefa mais simples até a mais complexa. O que importa é que sua entrega seja sempre positiva.

2. Solicitar feedback
Se você não está recebendo um retorno sobre o seu trabalho e isso está afetando seu desempenho, peça sempre um feedback. Essa é a melhor ferramenta para você acertar o que deve ser melhorado e apostar no que faz de melhor.

3. Jogar junto
É preciso estar sempre pronto a ajudar, contribuir. Quando participar de um projeto com várias pessoas, dê o suporte necessário, mesmo que isso vá além do que foi determinado para você. E, ao final, comemore por ter participado de uma equipe assertiva. A pior atitude para um profissional que busca se destacar é apropriar-se de uma vitória que não é sua. Trabalhar em equipe e saber reconhecer o sucesso do outro demonstra maturidade e discernimento.

4. Delegar
Delegar é diferente de “delargar”: quem procura desenvolver a equipe, além de se fortalecer como líder, investe em tempo futuro. “Largar’ seus colaboradores ao léu não economiza tempo, pelo contrário, desmotiva as pessoas e gera um volume considerável de retrabalho.

5. Cumprir a palavra
Prometeu algo? Então, entregue. Caso saiba que não vai dar tempo de entregar o que lhe foi solicitado, renegocie o prazo. O importante é não deixar ninguém “na mão”.

Com essas ações relativamente simples tenho certeza de que você estará trilhando um caminho de sucesso, dentro dos seus objetivos de carreira.

À primeira vista, essas sugestões podem parecer óbvias demais, mas eu garanto que muitos profissionais ainda esquecem de segui-las e, com isso, colocam em risco sua trajetória profissional. Evite esse deslize e foque no sucesso.

Fonte: Sofia Esteves / Exame
Foto: Exame