Serviços fiscais que sua empresa tem que ter agora

Ao terceirizar os serviços fiscais, a empresa otimiza processos e atualizações e tem mais segurança de estar em dia com as contribuições legais, evitando problemas com os órgãos fiscalizadores do governo.

As questões tributárias brasileiras são bastante complexas, e cada segmento de empresa possui uma determina lista de impostos a recolher. Sem contar que as leis passam por atualizações frequentes, e acompanhar todas as novidades sem a ajuda de uma empresa especializada em serviços fiscais torna o trabalho mais demorado e improdutivo.

Por isso, uma forma eficiente de cumprir a legislação é a terceirização dos serviços fiscais, com empresas especializadas que ofereçam ferramentas e sistemas para gestão e automação dos processos.

Assim, de forma prática, ao terceirizar a parte fiscal, a empresa contará com uma equipe especializada e sempre atualizada para garantir a entrega de todas as obrigações, tais como cálculo, apuração, escrituração, declaração, compensação e recolhimento de impostos.

Como terceirizar os serviços fiscais?

Para que você tenha uma ideia dos serviços fiscais que podem ser terceirizados com segurança, selecionamos aqui alguns dos mais importantes. Confira:

BPO

O Business Process Outsourcing (BPO) é um sistema que terceiriza os processos da empresa que não possuem ligação direta com o core business. A principal vantagem desse serviço fiscal é que a empresa passa a ter mais tempo hábil para cuidar das questões ligadas diretamente ao seu negócio, uma vez que um grupo de pessoas especializadas está encarregado de cuidar das demais atividades que ajudam a manter tudo funcionando.

A otimização do espaço físico e a redução de custos também são outros benefícios proporcionados pelo BPO.

Geração de Obrigações Acessórias

As obrigações acessórias são de extrema importância para as empresas, pois servem de base para as questões tributárias principais e fiscalização das mesmas.

Para que as obrigações acessórias estejam em total conformidade, as equipes contábil e de TI precisam andar juntas. Quando se terceiriza essa ação, a empresa responsável pelos serviços fiscais ficará responsável por alinhar as duas áreas e garantir a devida validação e geração dos arquivos necessários.

Saneamento de Cadastros

A chegada do SPED e do NFe trouxe termos novos para o segmento fiscal. Um deles é o saneamento de cadastros.

Esse processo consiste em atualizar e complementar todas as informações cadastrais da empresa. Antes esses dados eram usados apenas para fins de negócios, mas agora alimentam os cadastros de ERP, Fiscal e Contábil.

Para evitar desorganizações no cadastro e garantir informações sempre atualizadas para consulta, as empresas têm delegado esses serviços fiscais para parceiras especializadas.

Recuperação de XML

Toda empresa precisa encontrar formas seguras de guardar suas Notas Fiscais Eletrônicas, recebidas e emitidas, relativas à prestação de serviços e circulação de mercadorias.

A ausência delas pode gerar multas altas e problemas na hora e declarar devidamente os impostos da empresa.

Para que os arquivos XML dessas notas sejam arquivados de maneira segura e correta, existem empresas que realizam essa recuperação, permitindo que a empresa responsável faça a gestão e a consulta sempre que necessário.

Diante de tantos detalhes burocráticos que envolvem os tributos e atividades financeiras das empresas, a melhor solução para evitar dores de cabeça no futuro é contar com a automação de ferramentas de empresas especializadas, como a Compliance Fiscal.

Com dez anos de atuação no mercado brasileiro, a Compliance oferece diferentes serviços fiscais, com uma equipe de profissionais especializados e sistemas para otimizar todos os processos, garantindo mais segurança e conformidade com o Fisco.

Fonte: André Carneiro